As sementes oleaginosas têm sido cada vez mais citadas como alimentos funcionais, ou seja, aqueles alimentos que além das funções nutricionais básicas, contribuem para a manutenção da saúde e para a redução do risco de doenças. São fontes de diversos nutrientes como as gorduras monoinsaturadas, poliinsaturadas, vitaminas e minerais. Como exemplo podemos citar as castanhas (do pará e do caju), nozes, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache.
Entre os benefícios desses alimentos estão a melhora do perfil lipídico, com redução do LDL-colesterol e dos triglicerídeos e o aumento do HDL-Colesterol. O LDL-Colesterol, chamado de “colesterol ruim”, provoca a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, prejudicando o fluxo de sangue e podendo causar diversas doenças. O HDL-Colesterol, conhecido como “bom colesterol” tem a função de limpar o colesterol ruim depositado, encaminhando-o para o fígado, onde será processado e eliminado. Portanto, as oleaginosas, também são utilizadas na prevenção e redução do risco de doenças cardiovasculares.
Estudos recentes mostram vários benefícios na área da estética. As oleaginosas são fontes de diversos minerais e vitaminas antioxidantes como a vitamina E, zinco, selênio, manganês, magnésio e cálcio, que juntos tem a capacidade de diminuir a produção de radicais livres e com isso reduzir o envelhecimento. Esses elementos também fortalecem as unhas, os cabelos e melhoram o aspecto da pele e por isso podem ser considerados coadjuvantes nos tratamentos de beleza. Observou-se que o consumo diário desse grupo de alimentos pode acelerar o processo de emagrecimento, agindo diretamente nas gorduras localizadas mais indesejadas (do abdome), auxiliando com isso na redução dos riscos de doenças associadas à esta gordura abdominal como diabetes, hipertensão e outras alterações inflamatórias relacionadas à obesidade. Seu consumo promove a sensação de saciedade permitindo um maior controle das quantidades ingeridas em cada refeição, permitindo assim a redução do peso. Também são benéficas ao funcionamento intestinal regular, tão necessário a saúde como um todo.
A fim de obter todas essas benesses é possível aproveitar essas delícias de diversas maneiras, como em saladas, em combinações com iogurte, nos principais pratos quentes, ou ainda em combinações com frutas nos intervalos entre as grandes refeições. Mas é importante não esquecer que tudo em exagero é prejudicial, e nesse caso o excesso mascara os benefícios devido as calorias que cada uma contém. A porção ideal diária é composta por 1 castanha-do-pará, 2 nozes, 6 amêndoas e 3 castanhas de caju, que podem ser substituídas (em porções corretas) por outras oleaginosas como amendoim, avelã e pistache. Monte seu kit e aproveite!!!