EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1957. Oficial Médico por concurso da Aeronáutica, liberado no fim do curso para seguir o programa de bolsa de estudos da Universidade Albrecht-Ludwig em Friburgo i.B., RFA.

1962-1970. Chefe do Departamento de Neurologia do 1º Hospital Distrital de Brasília-DF.

1972-1973. Assessoria científica da Technicon Instrumentos do Brasil com um treinamento incluindo conferências durante 8 meses em Roma e outras cidades italianas.

1972. Curso sobre aplicações de computadores em laboratórios médicos patrocinado pela IBM no Seraphimerlazaretet, Estocolmo, Suécia.

1974-1991. Médico do Serviço Médico do Senado Federal até a aposentadoria. Chefe de Geriatria e Nutrição.

1991 até os dias atuais – Diretor e médico da Clínica Nutricional Dr. Arnoldo Velloso.

CONDECORAÇÕES E FILIAÇÕES A SOCIEDADES CIENTÍFICAS

1985. Medalha de bronze da Académie Nationale de Médecine.

1986. Eleito membro do American College of Nutrition.

1986. Doação de equipamento de pesquisa (espectroscópio de absorção atômica) para análise de minerais pela Alexander von Humboldt Stiftung (Fundação Alexander von Humboldt) de Bad Godesberg, RFA.

1986. Eleito Presidente da Fundação de Pesquisas Biominerais e Vitaminas (BIOMIN), Brasília-DF

1988. Medalha de Bronze de pesquisa do 5th International Congress on Magnesium, realizado em Kyoto, Japão (8-12 de agosto).

1988. Presidente do I Seminário Internacional Latino-Americano sobre o Magnésio na Saúde e na Doença patrocinado pelo Ministério da Educação.

1989. Eleito membro da New York Academy of Sciences.

1990. Presidente do II Seminário Internacional sobre o Magnésio na Saúde e na Doença patrocinado pelo Ministério da Saúde e II Clínica Médica da USP, São Paulo.

2006. Top Health Professionals 2006, no campo da Environmental Medicine, outorgado pelo International Biographical Institute, de Cambridge, Inglaterra.Trabalho sobre o flúor feito com a medida do colágeno em 200 pacientes brasileiras consumindo água fluoretada em comparação com o mesmo número de pacientes alemães da mesma faixa etária consumindo água não fluoretada,

FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

1956. Conclusão do curso médico na antiga Faculdade Nacional de Medicina (Praia Vermelha) da Ex-Universidade do Brasil.

1957. Pós-graduação em neuro-anatomia, neuroquímica de doenças hereditárias e neuropatologia na Universidade Albercht-Ludwig de Friburgo i.BR., RFA.

1958-1960. Residente e, posteriormente, assistente da Neurochirurgische Klinik der Universität Freiburg i.Br. (Clínica Neurocirúrgica da Universidade de Friburgo i.Br., RFA).

1958. Cu so de 3 meses com os Profs. Oskar Vogt e Cécile Vogt, criadores da citoarquitetônica cerebral, considerados os maiores neuropatologistas do século. O casal de cientistas foi enviado à União Soviética em 1924 para pesquisar o cérebro de Lenine, do qual foram feitos cerca de 10.000 cortes, alguns dos quais estudados no curso em Freundenstadt, na Alemanha.

1966. Promoção Dr. Med-Universidade Albrecht Ludwig, Freiburg i.Br.,RFA. Tese sobre Übertragungsreaktion (reação de transferência) de alterações bioquímicas do liquor de animais submetidos a traumatismo encefálico experimental para animais ilesos.

ATIVIDADES DOCENTES

1961. Professor fundador da Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade da Paraíba (6 meses).

1967-1972. Professor adjunto de Neurofisiologia e Neurofarmacologia do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (Diretor: Prof. R. Berryman).

1972. Pesquisador e professor visitante da Universidade de Freiburg i.Br. e do Instituto Max Plank patrocinado pela Fundação Alexander von Humboldt.

TRABALHOS E CONFERÊNCIAS:

1973. A importância do perfil bioquímico do aparelho SMA 12/60 na medida de urgência. Simpósio organizado pela Technicon International em Madrid, Espanha.

1973. Perfil bioquímico e nutrição. Simpósio organizado pela Technicon International em Roma, Itália.

1974. Perfil bioquímico e doença cardiovascular. IV Congresso Panamericano de Bioquímica. Porto Alegre, RS.

1975. Perfil bioquímico Technicon e sua importância em diagnóstico difícil. Patrocinado pela Sociedade Médica de Manaus, AM.

1976. Perfil bioquímico Technicon como um guia no estado de nutrição. Simpósio organizado pela Technicon Instrumentos do Brasil em São Paulo, SP.

1976. Vitamina E do óleo de germe de trigo e sua importância na prevenção de doenças cardiovasculares. Apresentação no VI Congresso Internacional de Geriatria em Porto Alegre, RS.

1979. Vitamina E natural e sua importância na prevenção de cardiopatias e doenças degenerativas. Conferência patrocinada pela Sociedade Médica de Brasília.

1981. O magnésio e a vida sobre a Terra. Conferência patrocinada pela Sociedade de Medicina Natural de Curitiba, PR.

1985. Apresentação do trabalho “May high serum LDH in hypomagnesiuric patients be a sigh of micro-myocardial injuries”. IV International Congress on Magnesium. Blacksburg, Virgínia, USA.

1982-1985. Trinta e seis apresentações de palestras para médicos, leigos e o público em geral em associações de saúde, TV, clubes e universidade em todo o país.

1983. Apresentação do trabalho “Studies on Magnesium and Calcium Excretion in a normal population sample in Brazil”.Ist European Congress on Magnesium, Lisboa, Portugal.

1988. Apresentação do trabalho “Disparate racial magnesium homeostasis in tropical climate”. 5th International Magnesium Symposium, Kioto, Japão.

1977. Peculiaridade do SMA 12/60 no Perfil bioquímico encontrado na população brasileira – observação de 5000 casos. Conferência patrocinada pela Technicon Instrumentos do Brasil. Sociedade Médica do Rio de Janeiro, RJ.

PUBLICAÇÕES

1960. Tradução do livro Wiederbelebung (Ressuscitação) de Killian-Donhardt, editado pela Editora Rocha Alves, Rio de Janeiro, RJ.

1963. Co-autoria do livro Cirurgia de Urgência, vol. 2 , editado por Emmanuel Alves, Editora Atheneu, Rio de Janeiro,RJ. Capítulo: Traumatismos Crânio-encefálicos.

1964. Co-autoria do livro Medicina de Urgência, editado por Emmanuel Alves, Editora Atheneu, Rio de Janeiro,RJ.

1965. Co-autoria do livro Anestesia Ped átrica, editado por Deyler Goulart Meira, Editora Atheneu, Rio de Janeiro, RJ.

1965. Colaboração para o capítulo de Anatomia Topográfica, editado por Emmanuel Alves, Editora Atheneu, Rio de Janeiro, RJ.

BOLSAS DE ESTUDO:

1957-1987. Alexander von Humboldt Stiftung (Fundação Alexander von Humboldt), Bad-Godesberg, RFA, que patrocinou os cursos, doutorado e, permanentemente, faz doações de livros e equipamento, incluindo um espectroscópio de absorção atômica, equipamento para análises minerais.

1988. Auxílio financeiro do CNPQ para complementar pesquisa e apresentação de trabalho no 5th International Congress on Magnesium em Kioto, Japão.

TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Participação na qualidade de conferencista e participante de mesa redonda em todos os Congressos patrocinados pela Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular e da Sociedade Brasileira de Oxidologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular e Radicais Livres (desde 1991 – cinco congressos de nível internacional).

1994. Participação no VII Congresso Internacional sobre o Magnésio em Lisboa, Portugal com apresentação de trabalho (Magnésio e Melatonina, 8-10 outubro). Trabalho em anexo.

1996. Convite para participar da 4th Conference on Aging and Cancer em Stromboli, em junho de 1997, referente à experiência sobre suplementação de magnésio e melatonina ( comprovante em anexo ).

(1974-1980). Pesquisa clínica com um produto oriundo do germe de trigo (rico em vitamina E), em indicações de doenças degenerativas, sobretudo neurologia e cardiologia, após dados experimentais obtidos em Sttutgart/ Alemanha.

(1979-1983).Pesquisa de minerais no solo e na alimentação brasileira. Convênio da Fundação BIOMIN com a Universidade de Brasília – Departamento de Geologia.

(1990-1992).Pesquisa sobre proteína vegetal oriunda de plantas do Cerrado Brasileiro. Convênio da Fundação BIOMIN com o Ministério da Saúde.

(1990-1995). Pesquisa de Biominerais incluindo ensaios clínicos em Convênio da BIOMIN com o Ministério da Saú

(1996). Pesquisa de correlação do déficit de magnésio com a queda da melatonina em regiões brasileiras que possuem magnésio abundante (raras) e escasso (95% do território). Convênio em andamento da INSERM (França) com o CNPQ.

CURSOS ADICIONAIS:

Fitoterapia realizado em Baden-Baden, Alemanha durante a Medizinische Woche de Baden-Baden de 1997.

Homeopatia aplicada ao câncer. Curso administrado pelo Prof. Arthur O’Byrne, em São Paulo (novembro de 1998) sob o patrocínio do Laboratório HEEL da Alemanha. .

Homotoxicologia. Curso administrado pelo Prof..Arthur O’ Byrne, em São Paulo (novembro de 1988) sob o patrocínio do Laboratório HEEL .

Eletroacupunctura aplicada à Homeopatia a à Homotoxicologia. Curso administrado pelo Prof. Arthur O.Byrne , em São Paulo, (novembro de 1998), sob o patrocício do Laboratório HEEL .