A IMPORTÂNCIA DO SONO

Uma boa noite de sono é um dos melhores meios de que dispõe o organismo para acalmar e regular o sistema imunitário. Vale lembrar que esse sistema tem as características de um segundo cérebro e registra as emoções próprias do estado emocional, se, por exemplo, estamos ameaçados, tristes ou preocupados. Por sinal, o sistema está estreitamente associado com o aparelho gastrintestinal, em cerca de 80%, e é capaz de gerar neurotransmissores como a serotonina peculiar à atividade nervosa cerebral e representa a primeira linha de defesa do organismo à guisa de uma barreira que registra e controla a entrada dos alimentos necessários à vida, mas sujeitos a uma rigorosa fiscalização antes de serem processados e absorvidos. É ponto pacífico que um dos mais importantes indicadores do estado do sistema imunitário é o sono, que pode ser perturbado por uma refeição noturna imprópria. Por isso é pré- condição para um bom sono fazer refeições leves à noite. Aliás, o que importa não é só a quantidade de sono, mas a sua qualidade, dessa forma, cinco horas de bom sono podem ser mais benéficos do que sete horas de um sono irregular.

Os pesquisadores desta área reconhecem cinco estágios do sono, que são divididos em dois grupos: sono REM caracterizado por rápidos movimentos dos olhos e non-REM, em que não ocorrem movimentos oculares. Por sinal, o sono REM representa 25% do tempo de sono, e nesse estágio ocorrem os sonhos. Já o sono não-REM tem 4 estágios que diferenciam a profundidade do sono. Os estágios III e IV são considerados sono profundo e o estagio IV é especialmente o sono de recuperação que restaura e revitaliza o organismo. Em cada noite o período regular de sono deve passar por todos os estágios. É normal passar por períodos de sono leve (estágios I e II) intercalados com os estágios de sono profundo III e IV e o sono REM, fase peculiar à atividade onírica ou dos sonhos. No fim da noite, há tendência de maior freqüência de sonhos REM, que podem ocorrer mais intensamente antes do despertar de manhã. Não se sabe exatamente o que ocorre no cérebro durante os estágios de sono REM e non-REM, mas alguns conceitos já foram estabelecidos. As ondas cerebrais que ocorrem nos estágios III e IV são as ondas lentas delta e representam o sono regenerador . Já no sono REM, as ondas cerebrais mostram um padrão de atividade semelhante ao estado de vigília com presença de ondas beta, próprias do estado de atividade cerebral do cérebro desperto. É ponto pacifico que a falta de sono III e IV de atividade das ondas delta pode indicar uma má qualidade de sono a apontar para a desregulação ou ativação imunitária exagerada.

A Clínica Nutricional tem longa experiência com as condições nutricionais que podem levar a um bom sono usando recursos naturais, incluindo a recomendação de suplementos, exercícios especiais e suplementação de nutrientes regulatórios.

Dr. Arnoldo Velloso da Costa
Categoryradio